Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
DICAS PARA DESENFORMAR BOLO
06/04/2020 19:51 em GASTRONOMIA/RECEITAS

7 dicas para desenformar bolo sem quebrá-lo.

A sensação de ver seu bolo crescendo lindo e perfeito no forno é incrível. Mas, a hora de desenforma-lo dá um desespero e medo de quebrar, não é mesmo?

Por isso, resolvemos juntar umas dicas para desenformar seu bolo com perfeição e sem medo.

Quer aprender?

1ª dica: para desenformar bolo: Unte a forma com manteiga. Passe o suficiente para cobrir todo o interno da forma sem esquecer dos cantinhos.

Tem gente que utiliza óleo ou margarina para untar, porém a manteiga deixa o bolo com um gosto melhor e também mais úmido.

Para untar, corte um pedaço da manteiga e coloque na forma, espalhe com um pincel, com um pedaço de papel toalha ou com os dedos mesmo.

2ª dica: para desenformar bolo: Enfarinhe a forma, ou seja, passe farinha por toda a forma untada. A farinha irá grudar na manteiga.

Para bolos mais secos, como de chocolate, cenoura e baunilha, utilize farinha de trigo. Para bolos mais molhados, como de fubá cremoso e de milho, utilize farinha de rosca.

3ª dica: para desenformar bolo: Depois de untar e enfarinhar, coloque a forma na geladeira por 10 minutos. A manteiga gelada endurece e demora mais para derreter no forno. Isso garantirá que as paredes da forma fiquem úmidas por mais tempo e o bolo saia mais fácil na hora de desenformar.

 

Coloque a massa do bolo na forma ainda gelada e ponha para assar.

4ª dica: para desenformar bolo: Se você irá fazer um bolo especial e que não pode grudar no fundo da forma de jeito nenhum, utilize o papel manteiga.

Para forma redonda, recorte o papel manteiga do tamanho do fundo da forma, unte a forma com manteiga, encaixe o papel manteiga no fundo e unte novamente com manteiga por cima do papel. E para formas retangulares ou quadradas, basta untar com manteiga, encaixar um pedaço do papel no fundo e nas laterais, e untar novamente com manteiga.

Esta dica só funciona para formas que não contém furo no meio.

Depois de assar o bolo, desenforme e retire o papel.

5ª dica: para desenformar bolo: Deixe o bolo esfriar para poder desenformar. O bolo precisar estar morno para sair com perfeição.

6ª dica: para desenformar bolo: Passe com cuidado uma faquinha sem serra nas laterais da forma para desgrudar o bolo.

7ª dica: para desenformar bolo: Se mesmo com todas as dicas anteriores o seu bolo não está se soltando, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo, o bolo se soltará perfeitamente do fundo da forma.

Nada de bolos quebrados agora, ok?

foto: arquivo

COMENTÁRIOS