AGROINDÚSTRIAS DO SELO SABOR DE BENTO INTEGRAM PROJETO SOBRE ANÁLISE DE RÓTULOS
31/07/2020 13:20 em GASTRONOMIA/RECEITAS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves, com apoio das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento da Agricultura, juntamente com a Emater-RS/ Ascar, realiza o projeto de extensão "Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústrias Familiares do Município de Bento Gonçalves".

O objetivo é realizar um trabalho junto à comunidade bento-gonçalvense, atendendo as agroindústrias familiares, e contribuir para a formação dos alunos da Tecnologia em Alimentos da instituição de ensino.

O projeto atenderá 11 agroindústrias familiares do Programa Municipal de Agroindústria Familiar, certificadas com o Selo Sabor de Bento, verificando a conformidade de seus rótulos com a legislação vigente.

Participam do projeto de forma remota, oito bolsistas voluntários de extensão e serão selecionados mais dois bolsistas remunerados de extensão, todos alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos. Todas as atividades serão realizadas de forma não presencial, sendo promovidas reuniões online semanais com os alunos e membros do projeto.

"O IFRS - Campus Bento Gonçalves agradece as parcerias formadas neste projeto, assim como a contribuição dos agricultores familiares na construção de novos conhecimentos dos estudantes que atuarão como bolsistas do projeto", ressalta a coordenadora do projeto, Lucia de Moraes Batista.

As agroindústrias que foram contempladas neste projeto são: Rossi Produtos Caseiros, Janete Produtos Coloniais, Agroindústria Familiar Gemille, Ovos Polônia, Nossa Horta, Piccola Cantina, Vinhos Porão Do Vale, Vinhos Speranza, Geleias Ivani, Casa Rebello e Casa Da Serra.

"É essencial o vínculo entre os agricultores e os órgãos do programa. Nós, da vigilância sanitária, além da fiscalização, nos empenhamos em orientar e buscar auxílio para as agroindústrias licenciadas pelo programa, em parceria com a SMDA e a Emater. Este convênio com o IFRS proporcionará para os estabelecimentos a adequação da rotulagem dos seus produtos, além do aprendizado com os futuros e atuais profissionais da área de alimentos", destaca o fiscal sanitário Vinícius Ornelas Rosa.

A iniciativa é coordenada pela professora Lucia de Moraes Batista, tendo a participação da professora Karina Rossini, das técnicas do setor de agroindústria Daiane de Marco e Verônica Ballotin Baroni, todas do IFRS-BG. Da Secretaria da Agricultura, integram o projeto, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Selbach e a assessora administrativa Patrícia dos Santos; da Secretaria de Saúde, o fiscal sanitário Vinícius Ornelas Rosa; e da Emater-RS/ Ascar, o extensionista rural Neiton Bittencourt Perufo.

Mais informações sobre a seleção de bolsistas remunerados para este projeto podem ser encontradas no link: https://ifrs.edu.br/bento/editais/edital-no-16-de-2020-selecao-de-bolsistas-de-extensao/.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Laura Kirchhof

COMENTÁRIOS